terça-feira, 22 de outubro de 2013

[Rio de Janeiro] Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para o Tratamento da Ansiedade




As terapeutas Jessye Cantini e Nívea Melo convidam a todos os interessados a participar do grupo terapêutico de TCC para o tratamento da ansiedade, que acontecerá em Botafogo a partir de novembro. 

Assim como na TCC individual, a terapia em grupo é focada na remissão dos sintomas de ansiedade e na resolução dos problemas. As psicólogas visam ensinar técnicas que proporcionem autonomia e manejo para que os clientes consigam atuar como seus próprios terapeutas após o tratamento.

A terapia em grupo apresenta algumas vantagens perante a modalidade individual. O grupo viabiliza uma maior troca de experiências, o que geralmente acelera e facilita a aprendizagem de seus membros por meio da observação dos demais participantes. As discussões e os relatos costumam ser muito ricos, o que mantém as pessoas motivadas e engajadas na terapia. Além disso, o grupo se torna um instrumento de apoio único, onde todos podem se ajudar mutuamente.

Algumas regras da terapia individual são mantidas quando o atendimento psicológico é realizado em grupo, assim como outras normas são criadas. O sigilo profissional se mantém o mesmo, porém é realizado um contrato psicológico com os participantes para que o que se fala no grupo permanecer no grupo. Em suma, a pessoa tem autonomia para falar de suas experiências com quem quiser, assim como no atendimento individual. Porém, há uma regra de não falar da vida alheia e da reação que outros colegas possam ter tudo durante uma sessão.

Por fim, apesar dos inúmeros benefícios, a terapia em grupo não é recomendada para todas as pessoas. Sendo assim, antes do início do tratamento é necessária a realização de uma entrevista individual com uma das psicólogas para que haja uma avaliação de compatibilidade do perfil do interessado com a proposta do grupo. 

Para agendar uma entrevista ou para maiores esclarecimentos, os interessados devem entrar em contato com tccemgrupo@gmail.com.

Quer saber mais sobre nossa equipe? Conheça nossas terapeutas:


Nívea Melo - http://www.niveamelo.com.br

Equipe TCC em Grupo